Super Liga de Vôlei Masculino

Até a década de 1960, as competições de voleibol no Brasil só ocorriam em nível estadual, sem nenhuma competição nacional. Até 1978 também era disputada a Taça Brasil, um torneio que só reunia equipes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A partir de 1976, essa competição passou a ser aberta a equipes amadoras de todos os estados, sendo disputada a cada dois anos; apenas os campeões a partir desta edição são reconhecidos como campeões brasileiros de voleibol pela CBV. Em 1981 surge de fato o Campeonato Brasileiro com equipes profissionais.00

O melhor e mais difícil campeonato de vôlei do mundo promete jogos disputados e vibrantes.

Na temporada 1988/1989 o campeonato passa a ocorrer entre o segundo semestre de um ano e o primeiro do outro, adaptando-se assim às principais competições mundiais, surgindo a Liga Nacional. A Superliga foi disputada pela primeira vez na temporada 1994/1995, com o fim da Liga Nacional. O número de participantes varia a cada ano.

Uma das características históricas da Superliga Masculina de Vôlei foi a falta de uma padronização no sistema de disputa, que mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes. Desde a temporada 2009/2010 a forma de disputa tem sido com uma fase classificatória em pontos corridos, turno e returno, quartas-de-final definidas em série melhor-de-três, semifinais em melhor-de-cinco e final em jogo único.

Desde a temporada 2011/2012 o esporte passou a contar com duas divisões - Série A e Série B, disputadas em paralelo.

A super liga de vôlei masculino começa no dia 23 de Novembro

Superliga Brasileira de Vôlei Masculino é o “nome-fantasia” do principal torneio entre clubes de voleibolmasculino do Brasil, o Campeonato Brasileiro de Voleibol, a melhor liga das Américas e uma das melhores do planeta. Desde a temporada 1994/1995 é disputado com este nome.

O torneio é organizado anualmente pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e dá acesso ao seu campeão ao Campeonato Sul-Americano de Clubes.

A super liga de 2012/2013 começara em 23 de Novembro e contara com 12 equipes brigando pelo título: vão brigar pelo título o BMG/São Bernardo (SP), Sesi-SP (SP), Vôlei Futuro (SP), Funvic/Sejelp/Midia Fone (SP), Medley/Campinas (SP), Canoas (RS), Floripa (SC), RJX (RJ), Volta Redonda (RJ), UFJF (MH), Vivo/Minas (MG) e Sada Cruzeiro (MG).

A fórmula de disputa será a mesma da edição anterior. Na fase classificatória, todos as equipes se enfrentam, em turno e returno. As oito mais bem colocadas estarão classificadas para as quartas de final, com cruzamento do 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, no sistema de playoff em melhor de três partidas. Nas semifinais, as equipes classificadas também farão três jogos na busca pela vaga na final. Já a decisão está mantida em partida única.

 

 

VN:F [1.9.20_1166]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Tags: , , ,


Participe. Deixe seu comentário: